quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ouro Verde – Torrado

Vamos agora moer este grão de café para coá-lo e degustar o seu sabor de dor, angústia e apurar o olfato e o paladar para nos aprimorarmos e melhorar o nosso índice de desenvolvimento humano.
A dimensão do acidente é de elevada proporção tendo em vista o valor histórico do patrimônio consumido pelas chamas.
Buscando minimizar os efeitos podemos dizer:
Ainda bem que uma pequena parte do patrimônio não foi perdida.
Melhor ainda, já imaginaram se estivesse lotado com mais de 800 pessoas?
O sistema de evacuação de emergência seria suficiente?
Não seriam necessárias portas laterais para aumentar o fluxo?
Rampas ao invés de escadas?
Chuveirinhos - corta incêndio?
Porque não estava assegurado?
Antes de se realizar a reconstrução faz se necessário proceder ao inquérito das responsabilidades.
Vamos ter que somar forças UEL, comunidade londrinense, paranaense e brasileira para reconstruí-lo – quem sabe no próprio campus (Casa do Pioneiro e a Réplica da Catedral) para se adequar medidas de segurança (saídas laterais), pois no local em que se encontra (encaixado entre prédios) este fator é de difícil solução.
A simples preservação arquitetônica nos atuais moldes coloca em risco vidas humanas.
Enfim, será que a associação comercial, sociedade rural – vão lembrar e retribuir o que a UEL lhes proporciona - elevados ganhos financeiros pelos inúmeros eventos científicos, educacionais, culturais, artísticos?
No evento considerado mais o importante em divisas econômicas se paga tubos de dinheiro para músicos que repetem o mesmo estilo.
Porque não se custeia a OSUEL para inúmeras apresentações e se contratam mais músicos para torná-la melhor?
E as atitudes do Governo do Estado que nos isola do fluxo de comunicação e transporte das capitais: Curitiba, São Paulo, com o pedágio mais caro do país e rodovia de pista simples existente há mais de dez anos, que tem constantemente ceifado vidas preciosas amparado por um “suspeitíssimo” aparato judicial.
A imprensa será que está comprada, pois não investiga e questiona isto?
Para piorar, ausência do ILS e da ampliação do aeroporto resquício da incomPeTente gestão municipal anterior, que mesmo tendo sido aliado do ex governo estadual e “compadre” dos ministros de governo federal – fracassou neste quesito.
Ultimamente se publicou na imprensa local alternativas para melhorias de Londrina seja nos aspectos industrial e tecnológico com o “garrote” das vias de transporte de nada vai adiantar.
Pior CADÊ a valorização da cultura o aspecto de elevada riqueza ao enobrecer o “espírito humano” e proporcionar melhores condições de vida aos seus participantes?
Nossos magníficos festivais artísticos de Música, Teatro, Dança mobilizam milhares de pessoas e recursos financeiros criando e fomentando CULTURA!
Escolas de música, teatro, dança alavancando eventos, atividades comerciais são menosprezadas no computo de inúmeros dirigentes públicos e empresários por terem uma visão limitada – conhecem uma nota só, por isso são pobres – daí a cultura para ampliar o campo de compreensão.
Nemaste
Jozimar Paes de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário